Em meio a pandemia do coronavírus, muitas empresas estão orientando que seus funcionários trabalhem no modo home office. Entenda do que se trata e como se manter produtivo.

Com o número cada vez mais elevado de infectados com o coronavírus (Covid-19), a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que se evite aglomerações. O último balanço divulgado na segunda (16), registrava 31 casos confirmados no Rio de Janeiro e 96 suspeitos.

Diante da preocupação do contágio, diversas empresas estão orientando os funcionários a fazerem home office, que nada mais é do que executar as atividades pertinentes ao trabalho em sua própria residência. A modalidade já é muito utilizada em diversos escritórios pelo mundo, e os colaboradores podem optar por trabalhar em cafés, coworkings e etc, mas diante da situação atual, é importante que os trabalhadores instruídos a fazerem o home office, permaneçam em casa.

Veja as notícias: Coronavírus: Veja como ficam os concursos públicos no Rio de Janeiro

Como ser produtivo trabalhando em casa?

Como se trata se uma novidade para muitos trabalhadores, surge a questão de como se manter produtivo, tendo tantas distrações em casa. O riovagas separou algumas dicas importantes para continuar executando suas atividades da melhor maneira possível. Acompanhe!

Planeje-se

 É importante se planejar principalmente se essa modalidade for incomum na empresa em que trabalha. É essencial que estejam alinhadas as perspectivas da organização, das equipes em si e das necessidades específicas de cada funcionário. Além disso, existe o planejamento pessoal, no qual você mesmo deve idealizar em que local da sua residência executará suas atividades, que equipamentos você já possui, entre outros pontos importantes.

Tenha a mesma responsabilidade

Se deixar levar pelo conforto do lar pode atrapalhar o desempenho de qualquer um, por isso, ser responsável e manter a mente em concluir os objetivos esperados pela empresa é muito importante. Manter uma rotina durante o tempo de trabalho em casa, ajuda a se concentrar melhor e estar focado o que precisa ser feito e em qual momento. 

Atenção para a comunicação

Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas, são as falhas de comunicação, isso em trabalho presencial, imagina sob regime de home office? É necessário estabelecer os meios de comunicação que serão utilizados por todos e os períodos que serão necessários que todos se comuniquem ao mesmo tempo. Durante esse período, informações que em outros momentos não seriam importantes, podem se tornar por conta do distanciamento entre as equipes.

Pausas continuam sendo necessárias

Aquela pausa para o café tão comum nas empresas, em que se costuma conversar com o colega, esticar as pernas e se distrair por alguns instantes, continuam sendo importantes. Mesmo que esteja sozinho em casa, é importante dar uma pausa, pois ela ajuda na concentração. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) revelou que existe um aumento de 8% na produtividade de uma empresa, que estimula o coffee break, então em casa sem mantém a mesma perspectiva.

O que deve ser feito durante esse período, é entender a importância da medida tomada pela empresa para evitar a propagação do vírus, desempenhar bem o seu papel e manter a mente positiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui